info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

A Orientação vocacional e profissional do futuro oficial. Um Desafio para o Exército

A Academia Militar do Exército (AMEx) é uma Instituição de Ensino Superior Militar que tem como missão formar Oficiais do ramo, para Comandantes de Pelotão como cargo primário, cujo perfil de saída é de Licenciados em Ciências Militares nas diversas Especialidades de Armas e Serviços.

A Academia Militar do Exército (AMEx) é uma Instituição de Ensino Superior Militar que tem como missão formar Oficiais do ramo, para Comandantes de Pelotão como cargo primário, cujo perfil de saída é de Licenciados em Ciências Militares nas diversas Especialidades de Armas e Serviços. Os Cadetes ao ingressarem na AMEx, muitos não tendo nenhuma informação sobre a vida militar, a formação e a consequente adaptação à vida castrense, não dispõem de bases orientadoras para a sua vocação na carreira militar, tendo em conta o perfil de saída do futuro profissional do ramo. Então como orientar o cadete para a sua futura profissão militar?

Que indicadores devem ser tidos em conta na orientação vocacional do cadete? Como identificar as fortalezas e com elas trabalhar de forma a desenvolver no futuro oficial o sentido de pertença e criar nele a motivação para que o mesmo se comprometa com a sua especialidade? Ao longo da sua formação na AMEx, o cadete recebe todas as orientações necessárias, quer do ponto de vista educacional, como vocacional de modo a incorporar e desenvolver nele as qualidades e competências para poder comandar com maior eficiência (perfil de saída), tendo em conta a interdisciplinaridade que se caracteriza no Processo Docente Educativo (PDE). Esse carácter sistêmico que comporta o PDE, leva o órgão vocacionado para a orientação profissional do futuro oficial a fornecer todas as ferramentas acadêmicas e militares necessárias, levando-o a se identificar com a especialidade e consequentemente com a vida militar.

O domínio pelo futuro oficial, da sua arma ou especialidade, pressupõe uma série de indicadores a serem avaliados, desde as qualidades técnicas, humanas, acadêmicas, a capacidade de superar adversidades, a formação de valores, entre outras que podem definir a sua vocação em comandar a sua pequena unidade. Com o encerramento do segundo curso de Licenciatura em Ciências militares, a AMEx lança mais um grupo de potenciais formados em Angola pelo Ramo do Exército, vocacionados para Comandantes de Pelotão nas diversas especialidades como Infantaria, Tanques, Artilharia, Inteligência Militar Operativa (IMOP), Engenharia Militar, Armamento, Técnica Auto e Blindada, Telecomunicações, Defesa Antí Aérea (DAA), Defesa Química, Logística, Administração e Educação Patriótica.

A componente profissional do oficial formado na AMEx está intrinsecamente ligada à componente vocacional, o que define o perfil de Comando pelo qual ele se especializou, onde se inserem as componentes Táctica (nível de comando) e a Científico-Acadêmica.  Todas elas (componentes) potenciam o futuro Comandante nas suas futuras missões, através de uma gama de conhecimentos gerais e específicos, a par dos valores e atitudes adquiridos ao longo dos cinco anos de formação, que o habilitam a criar o gosto pela profissão militar (especialidade) assim como a capacidade de se firmar como Militar que responde as Ordens superiores e leva os seus liderados ao cumprimento das missões mais nobres da nação, evidenciando assim o sentido patriótico como cidadão Angolano.  


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 18-12-2018 | Data de Actualização: 07-01-2019