Professores na AMEx
Candidaturas
O candidato deve satisfazer os seguintes requisitos gerais para a admissão ao concurso:
- Ter nacionalidade angolana;
- Ser docente universitário ou ter o grau universitário e comprovada competência para o exercício da função de professor ou instrutor da disciplina ou grupo de disciplinas postas a concurso, respectivamente de acordo com o disposto nos artigos 24º, 25.º e 26.º do Estatuto da AM;
- Possuir a robustez física, adequada ao desempenho das funções;
- Ter perfil adequado à actividade docente de uma escola militar.
Documentação de candidatura de civis
As candidaturas devem ser formalizadas mediante requerimento dirigido ao comandante da AM e entregue na Repartição de Pessoal e Quadros da AM, até às 16 horas e 30 minutos do dia em que termina o prazo marcado no aviso de abertura, o qual se considera apresentado dentro do prazo desde que expedido até ao termo do prazo fixado.
A prova dos requisitos de admissão, descritas nas alíneas do n.º 4, é feita através dos documentos abaixo indicados, que devem acompanhar o requerimento de admissão ao concurso:
- Certidão do registo de nascimento;
- Certidão da categoria de docente universitário ou do grau universitário que possuem com a respectiva classificação;
- Curriculum vitae, com indicação das obras e trabalhos efectuados e publicados, bem como das actividades pedagógicas desenvolvidas;
- Certificado do registo criminal;
- Atestado Médico passado pela autoridade de saúde pública competente que ateste estar o candidato nas condições físicas para o exercício de funções públicas.
É dispensada a apresentação inicial dos documentos referidos nas alíneas a), d) e e) do número anterior aos candidatos que declararem nos respectivos requerimentos de admissão, sob compromisso de honra, que têm a nacionalidade angolana, originária ou adquirida nos termos da lei, que não sofreram condenação por crime que inabilite definitivamente para o exercício de funções públicas e que satisfazem as condições de robustez física.
As falsas declarações prestadas pelos candidatos serão punidas nos termos da lei.
Documentação de candidatura de militares
- Os candidatos militares devem entregar, no órgão, ou unidade em que prestam serviço, o requerimento de admissão ao concurso dirigido ao Comandante Exército.
- O requerimento de admissão é instruído com a nota de assentes completa do candidato e a informação do requerimento pelo comando, fundamentada nos dados biográficos e demais elementos da avaliação do mérito dos oficiais do Exército.
- O requerimento, acompanhado dos documentos referidos no número anterior, deve ser enviado à AM por forma a nela dar entrada dentro do prazo de abertura do concurso.
Recibo da entrega da documentação - Repartição de Pessoal e Quadros da AM- dá imediatamente entrada aos documentos apresentados, registando o dia e hora em que foram recebidos e passa recibo da sua recepção e registo.