O ano de 2017 marca, no historial das Forças Armadas Angolanas em geral e no ramo do Exército em particular, com a saída dos primeiros licenciados em Ciências Militares, formados em Angola, no âmbito da formação e superação acadêmica Militar nas FAA.
Esse evento que terá lugar em Dezembro, nos dias 16 e 17, com as cerimónias de outorga de diplomas e de patenteamento respectivamente, será o primeiro ciclo de formação, que decorre em uma Instituição Militar de Angola (Academia Militar do Exército), facto que de um tempo a essa parte só era possível no exterior do país.
Esse desafio permite ao mando das FAA múltiplas vantagens em termos de recursos humanos, material e financeiro, comparando com a sua formação fora do país.
Os futuros Oficiais formados pela Academia Militar do Exército (AMEx), poderão responder às necessidades em termos de recompletamento, nas diversas Unidades Militares do Exército, atendendo à reestruturação e reorganização a vários níveis, desde o ponto de vista profissional, acompanhando a evolução tecnológica e dinâmica com meios técnicos.
A formação integral do Oficial do Exército, compreende as componentes Académica e Militar, que o habilita a exercer a actividade de Comando, atendendo aos fenómenos que a sua especialidade (Arma e/ou Serviço) impõe, bem como a capacidade para responder ao encargo social, visando uma melhor compreensão e intervenção na sociedade.
A AMEx como Instituição de Ensino Superior Militar, forma Oficiais com o perfil de Comando, nas diversas especialidades (Armas e Serviços) Militar, potenciando-os com competências Académicas, Militares e Técnicas para comandar Unidades de escalão Pelotão.
Realça-se aqui o facto de que, com o alcance da Paz e estabilidade, o País alcança vários ganhos, nos vários domínios. Esse é um exemplo, com a criação da Academia Militar do Exército, o que vai melhorar a capacidade humana e profissional no ramo do Exército.
Com uma formação de cinco anos, os futuros Oficiais terão um nível equiparado a outras Instituições de Ensino Superior, a julgar pelo perfil de saída e respondendo assim às exigências para a formação de licenciatura em Ciências Militares.
É um grande ganho, tanto para as FAA, como para o Exército.
Bem-haja Comando do Exército, bem-haja Academia Militar do Exército.