A Academia Militar do Exército (AMEx) não foi deixada de fora. Foi no passado dia 8 do mês em curso que a Delegação chefiada pelo Sr. Dr. Mussolovela representante, (do Ministério de tutela) e por sua Excelência Tenente General Samuel Zinga Emília, chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas (DPPTE/EMG/FAA), estiveram na Academia Militar para aferir as condições da mesma e dar continuidade ao processo levado a cabo pelo MESCTI.
A Delegação foi recebida na sala de conferência local onde foi brindada com uma mensagem de boas vindas na voz do Sr. Coronel António Manuel Ernesto, Chefe da Repartição de Educação Patriótica.
De seguida, sua Excia Tenente General, Zinga começou por traçar cronologicamente as etapas que este processo de reconhecimento do Ensino Superior Militar por parte do Ministério do Ensino Superior Ciência Tecnologia e Inovação foi percorrendo, começando pela concepção do Processo Educativo Científico e Cultural – PECC, passando pelo Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI e este deu origem aos PPC – Processos pedagógicos dos cursos que englobam cadeiras Militares e Civis.
O Sr. Coronel Rogério Aveleira, chefe da Repartição Escolar apresentou um informe que mostrou a realidade da instituição relativas ao processo docente educativo. Depois da constatação feita a AMEx, a comitiva rumou ao Huambo para verificar as futuras instalações da Academia Militar naquela cidade.
De lembrar que Este processo de reconhecimento do Ensino Superior Militar pelo ministério de tutela teve início no pretérito ano de 2018.