Sua Excelência General Lúcio Gonçalves Amaral, Comandante do Exército, presidiu hoje a Abertura do Ano Académico 2016 e ao Juramento à Bandeira da República dos novos cadetes que ingressaram no 1º Ano do Curso de Licenciatura em Ciências Militares na Academia Militar do Exército.
A cerimónia revestiu-se de grande importância na vida do efectivo das Forças Armadas Angolanas em geral e, do Exército em particular porque ocorreu num momento em que o ano de preparação combativa operativa e patriótica de 2016 foi aberto a 1 de Março por sua excelência General do Exército Geraldo Sachipengo Nunda CEMG/FAA.
Estando no mês de Março, durante o seu discurso sua Excelência Comandante do exército felicitou todas as mulheres, em particular as que hoje juraram à Bandeira da República e tendo-se dirigido aos novos Cadetes disse: “prestaram a minutos juramento à Bandeira da República. É um compromisso inquebrantável à Pátria que deve ser honrado promovendo os valores da unidade, a igualdade do género, o culto aos Símbolos Nacionais, a obediência aos órgãos de Soberania bem como, o cumprimento escrupuloso da Constituição da República, das Leis e Regulamentos Militares. A partir deste momento, são efectivos do Exército, titulares de direitos e obrigações no cumprimento do dever militar”.
Os 176 cadetes recém-incorporados nas novas fileiras das Forças Armadas, têm muito de aprender a servir a Nação e aos angolanos, com elevados padrões de patriotismo, de ética e de moral que são premissas básicas para a construção da carreira militar.
“Sabemos que muitos camaradas ao enquadrarem nas FAA pensam antes de tudo auferir altos salários. Este critério não é válido e enganam-se todos aqueles que assim pensam”. Lembrou o Comandante do Exército.
Nas FAA devem servir os cidadãos de elevado sentido patriótico espírito de missão e de entrega pessoal, permanente se necessário com o sacrifício da própria vida.
A Academia Militar do Exército está ciente de que os conteúdos que serão transmitidos aos alunos ao longo da formação irá permitir executar correcta e disciplinarmente as missões que forem emanadas superiormente. Os docentes têm um papel importante no processo de ensino e aprendizagem, porém, devem manter elevados os padrões de ensino, participar no desenvolvimento e consolidação dos valores profissionais dos militares, desenvolver valores cívico, moral e cultural dos militares.
No final, o Comandante do Exército desejou as boas-vindas aos jovens vindos da República de Cabo Verde, que passarão a ser cadetes desta Instituição de Ensino e dirigiu uma palavra de apreço ao Comando da Academia, aos oficiais, docentes, instrutores e aos trabalhadores civis, pelo grande sentido de responsabilidade no desempenho das tarefas, que apesar de algumas dificuldades, souberam de forma pedagógica transmitir os conhecimentos necessários para superarem os desafios do presente e do futuro.
Estiveram também presentes oficiais generais, superiores, capitães e subalternos, familiares e amigos dos cadetes.