Foi realizado nesta Segunda-Feira dia 25 de Janeiro as 7h45min na Sede da Academia Militar, a cerimónia de entrada e passagem pelo portão principal da Academia, dos novos Candidatos Admitidos para frequentar o 1º Ano do Curso de Licenciatura em Ciências Militares.
Os Candidatos passaram por um concurso Público Nacional pelo qual, foram aprovados e seleccionados por intermédio de rigorosos exames intelectual e físico, inspecção de Médica, exames Laboratoriais e académicos (Matemática e Português).
Os mais jovens integrantes do Exército e desse Estabelecimento de Ensino Superior Militar, os novos alunos entraram pela primeira vez, pelo portão Principal da Academia Militar do Exército.
O candidato Edgar Paulo Epalanga Tomás, por ser o mais novo dos admitidos, foi seleccionado para junto com o Senhor Coronel António Joaquim Neto João, Director de Ensino da Academia, proceder a abertura e passagem do Portão Principal da Academia.
O futuro Cadete, Edgar Paulo Epalanga Tomás, é filho de José Francisco Tomás, e de Ermelinda Filipe Epalanga, nasceu aos 23 de Janeiro 1999, é natural do viana Província de Luanda, Concluiu o Ensino Médio em 2015, e obteve a classificação final de 15 valores Média de conclusão do Curso, no Instituto Médio Privado de Tecnologias situado no Distrito de Belas na Província de Luanda, Autorizado Pelo Decreto Nº 207/11 de 2 de Junho de 2011.
O senhor Coronel, Director de Ensino da Academia, cumprimentou o aluno mais novo no Portão Principal, simbolizando as boas vindas aos candidatos admitidos e futuros soldados das Forças do Ramo do Exército.
Em seguida os Candidatos seguiram para o Corpo da guarda onde participaram no Cerimonial do içar da Bandeira Nacional, cantando o Hino Nacional, acompanhado de acordes da Banda de Musica do Exército.
Presidiu a Magna cerimónia, Sua Excelência o Brigadeiro Jacinto Graciano Dumbo, 2º Comandante da Academia, em representação do Comandante da Academia Sua Excelência Tenente General António de Sousa Queirós.
Ao dirigir-se aos Alunos Admitidos, citou “ Sejam bem-vindos a nossa Academia, pois fostes seleccionados pelo concurso Nacional onde foram escritos 3294 Jovens das 18 Províncias da Angola, destes, 1439 foram apurados para a 2ª fase do Concurso Documental, por reunirem requisitos, e convocados para concorrerem as 300 vagas existentes no Curso de Licenciaturas em Ciências Militares. Realizados testes, foram Admitidos 166 Candidatos para frequentarem o 1º Ano do Curso de licenciaturas em Ciências Militares”.
No Final apresentou os Oficiais Superiores Chefes de Repartições, Departamentos e Secções, que têm assegurado o processo docente educativo, aos mais novos membros.
Testemunharam esta grande Cerimónia, sua Excelência Brigadeiro, João de Oliveira Borges, Comandante da Academia da Força Aérea Nacional, e sua Excelência Brigadeiro, Carlos Manuel Carmelino dos Santos, Comandante do Instituto Superior da Força Aérea Nacional, os Oficiais Superiores, Capitães, subalternos, sargentos, praças e familiares dos candidatos Admitidos.