info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

Cerimónia de entrada dos novos cadetes 2018

A Academia Militar do Exército (AMEx) abriu os portões principais para acolher cerca de 300 futuros cadetes admitidos pelo VI concurso público realizado de 1 á 25 de Janeiro do corrente ano.

A cerimónia foi presidida por sua Excelência General Marques Correia Banza, segundo Comandante do Exército. No seu discurso, Sua excelência General, Marques Correia, salientou que o espírito de entrega e responsabilidade são trunfos que os futuros cadetes devem preservar. Disse ainda que os primeiros Oficiais Licenciados em Ciências Militares formados pela AMEx, (cuja cerimónia de outorga realizada no passado dia 16 de Dezembro), já estão integrados nas unidades e nota-se diferenças entre estes e todos os outros ali encontrados, recomendando que precisam de ir para as escolas de capacitação. Para a Academia nós estamos a “caprichar” para que saiam daqui Oficiais que possam ombrear com colegas de qualquer outra universidade ou qualquer outra academia a nível do mundo.

 A passagem por esta porta pode repetir-se por três vezes na vida de cada um destes futuros cadetes: 

- Hoje, em que entram como civis (futuros cadetes) e participam no içar da bandeira e entoam o Hino Nacional (terminada a cerimónia do Içar da bandeira, os candidatos são entregues ao Corpo de Cadetes onde fazem a troca das vestes civis para a farda militar, dando assim início a Instrução Básica Militar).

- Decorridos 5 anos, tornarão a passar pelo portão principal em que saem como Oficiais Tenentes do quadro permanente do Exército e Licenciados em Ciências Militares;

- E quando forem Oficiais Generais, também terão a oportunidade de entrar por este portão principal da AMEx.

No final da cerimónia, sua excelência Tenente General Queirós, Comandante da AMEx, agradeceu a presença dos familiares cedendo 15 minutos para que se despedissem dos seus filhos, e impulsionou os futuros cadetes a seguir em frente nesta nova fase das suas vidas lembrando-lhes que de hoje em diante serão abraçados pela grande família que é a Academia Militar do Exército e as Forças Armadas Angolanas.


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 01-02-2018 | Data de Actualização: 01-02-2018