info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

Mais de 10 Oficiais Superiores Reformados na AMEx

A Academia Militar do Exército despediu-se no passado 23 de Janeiro do ano 2020, dos mais de 10 Oficiais Superiores e capitão que passaram para a reforma, numa cerimonia simples que contou com o efectivo do comando, oficiais a distintos níveis, cadetes e trabalhadores civis.

O comandante da AMEx, lembrou que esta é uma dinâmica que as Forcas Armadas Angolanas  esta a levar acabo até 2025 que é reduzir o efectivo para mais de metade. É por isso que todo aquele que tenha já completado 60 anos de idade, esteja a ser convidado a passar para a reforma. Disse ainda que “nós estamos a sair agora porque somos os primeiros a entrar, e é bem verdade que os primeiros que entraram não encontraram as condições que os segundos encontraram. É uma deferência enorme que vai desde sacrifícios da guerra até a luta pela sobrevivência,  porque na altura tudo faltava”.

Para a AMEx  não se trata de uma perda porque contaremos sempre com os nossos mais velhos para juntos partilharmos saberes e experiências. 

Na sua locução Sua Excelência Comandante da AMEx afirmou que a reforma é uma forma de se viver melhor, e que as pessoas precisam de um tempo de repouso. Disse ainda que há estudos feitos nesta direcção que dizem que aquele que se reformar cedo vive mais anos. E aproveitou desejar aos colegas de arma que agora passam para outra condição, muitos êxitos, muita saúde e que os portões da AMEx que se abriram uma vez, se manterão abertos para toda vida.   

O Senhor Coronel, Simões Cancelinha disse que parte com o sentimento de dever cumprido, sentimento patriótico de ter servido a nação. E para aqueles que continuam a servir nas FAA, o Coronel Cancelinha exorta-os manterem-se engajados na reestruturação total da mesma, no seu rejuvenescimento e que ela venha a ser o verdadeiro garante da integridade nacional.   

Por sua vez o Sr. Coronel José Ferreira Banqueiro que durante o cumprimento da sua missão andou na por quase toda angola, deixa  uma mensagem para os mais jovens para que sigam o exemplo deixado por eles, que e o de não servir a pátria por interesses económicos mas sim, para defender a integridade territorial do país.  

Para a juventude que esta tomar as responsabilidades no exército, o Tenente. Coronel, Feliciano Garcia Borracha, apela que devem ser disciplinados e manter respeito pela hierarquia, porque só assim é que poderão cumprir com o dever de um dia olharmos por esta pátria de forma diferente daquilo que o passado foi com ele , e que sejam corajosos e obedientes a ponto de manter o Exército com toda honra e dignidade.


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 24-01-2020 | Data de Actualização: 24-01-2020