info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

O papel das Igrejas Cristãs e Instituições de Ensino na segurança nacional abordado em conferência pela AMEx

A Academia Militar do Exército, realizou no pretérito dia 29 de maio 2021, nas instalações do Instituto Superior Católico de Benguela (ISPOCAB), a Conferência acadêmica subordinada ao tema: O Papel das Igrejas Cristãs e Instituições de Ensino na Segurança Nacional.

O Evento que ocorreu no magnífico auditório do ISPOCAB, foi prestigiado pela senhora Deolinda Valiangula, Vice-governadora para a área social e económica, em representação de Sua Excelência Governador Luís Nunes, acompanhada pelo Tenente General, Simão António “Wala” Chefe de Direcção de Instrução e Ensino do Comando do Exército, pelo Magnífico Reitor da UKB, Professor Doutor, Albano Vicente Lopes Ferreira, pelo Director Geral do ISPOCAB, Padre José Adriano Ukwatchali e pelo Tenente General, José Alberto Veiga, Comandante da AMEx. Fizeram-se presente também, representantes de partidos políticos com assento no parlamento, altas patentes das forças de defesa e segurança, autoridades tradicionais e religiosas, oficiais a distintos níveis, Cadetes, e Professores da AMEx, membros sociedade civil e convidados.

A nota de boas-vindas, da voz do Padre José Adriano Ukwatchali, na condição de anfitrião, precedeu o discurso de abertura da Vice-governadora, para a área social e económica, Deolinda Valiangula que começou por parabenizar a Academia Militar, por apresentar uma problemática bastante pertinente e actual, enfatizando a complementariedade existente entre as igrejas cristãs e as instituições de ensino, na formação de mulheres e homens com presença determinantes no desenvolvimento económico e social, construindo famílias comprometidas com o amor ao próximo. Realçou o facto de a maior parte dos líderes angolanos terem feito as suas formações nas igrejas cristãs. A Vice-governadora, terminou a sua intervenção apelando aos líderes religiosos presentes a continuarem a exercer o seu papel de parceiros do estado, na educação da sociedade em prol da segurança nacional, lembrando que “a segurança nacional deve ser responsabilidade de todos”.

A Conferência que teve como tema: O Papel das Igrejas Cristãs e Instituições de Ensino na Segurança Nacional, abordou em linhas gerais a importância das igrejas cristãs e das instituições de ensino, na criação de valores e espirito patriótico,  teve como objetivo Incentivar o diálogo entre a Comunidade castrense da AMEx e os Institutos de Ensino Superior, Igrejas Cristãs e a Sociedade Civil sobre a natureza e estratégias de Segurança Nacional, para além de fomentar a cooperação entre as instituições na moralização da sociedade  propondo linhas estratégicas de acção para conjunção de esforços em prol da Segurança Nacional. Depois da brilhante apresentação de aproximadamente 45 minutos, feita pelo prelector, Brigadeiro- Jacinto Dumbo Graciano, 2º Comandante da AMEx, Mestre em Segurança Nacional e Defesa do Estado, seguiu-se o momento de interacção entre o prelector e a plateia que apresentou questões pertinentes respondidas com prontidão e sugestões que enriqueceram a temática de interesse comum dando azo ao lema; “Segurança nacional é dever de todos”, constituição da república art 202”.

Ao proferir o discurso de encerramento da Conferência Acadêmica, o Tenente General, Simão António Wala” agradeceu a presença de todos e enfatizou o facto da problemática apresentada ser motivo de discussões a vários níveis, pelo que a inciativa da Academia Militar acaba por ser um “alicerce para o exército angolano na mobilização de diversos autores” em questões ligadas a segurança nacional para o bem de todos. Ao terminar dirigiu palavras de apresso e incentivo ao prelector pelo excelente trabalho de investigação e ao D.G do ISPOCAB, por aceitar acolher o acto Naquela instituição Católica.

Referimos que a AMEx, tem desenvolvido acções ligadas à Investigação científica e extensão universitária com o intuito de promover o diálogo comunitário entre a sociedade castrense e a sociedade de uma forma geral.


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 04-06-2021 | Data de Actualização: 04-06-2021