A Cerimónia de abertura foi presidida por sua Excelência General- Adriano Makevela Mackenzie, Chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado Maior General das Forças Armadas Angolana, ladeado por Sua Excelência Tenente General- Nasson João, Chefe da Direcção de Ensino e Pesquisa e Por Sua Excelência Tenente General- António José de Sousa Queirós, Comandante da AMEx.
Após as boas vindas proferidas pela Cadete, o Chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado Maior General das Forças Armadas Angolana no seu discurso de abertura, enalteceu a realização das “Terceiras Jornadas Cientificas e Tecnológicas”, pois, no seu entender este evento constitui um dos pilares da razão de existência de uma Universidade, que é a investigação.
A Conferência Magistral de Abertura das Jornadas foi proferida pela Sua excelência Tenente General- António José de Sousa Queirós, Comandante da AMEx que abordou o “A Visão Estratégica da Forças Armadas Angolanas para o Desenvolvimento do Ensino Superior Militar".
O evento foi realizado no intuito de promover a divulgação da produção técnico-científica da comunidade académica, como resultado de estudos e pesquisas, favorecendo a socialização do conhecimento e o incentivo à produção de novos saberes.
Com o objectivo de estimular a participação activa dos investigadores, docentes, discentes e actores que se dedicam a investigação e pesquisa científica, elas servem também para proporcionar aos alunos a aquisição de novos conhecimentos e vivências.
Durante os dois dias foram apresentadas setenta e oito (78) temáticas e três (03) mini-cursos, respectivamente:
- Cinquenta e oito (58) trabalhos pela comissão pedagógica
- Onze (11) trabalhos pela comissão investigativa técnico-científico
- Nove (09) trabalhos da comissão da extensão universitária
Trata-se de trabalhos que abrangem a problemática da extensão universitária que é a aproximação do conhecimento universitário ao serviço da comunidade e seu significado prático.
No seu discurso de encerramento General- Adriano Makevela Mackenzie, felicita; o Comando da AMEx, a Direcção de Ensino, a consultoria, docentes, cadetes e trabalhadores civis, e prelectores convidados, pelos excelentes trabalhos que foram apresentados durante a realização das 3as Jornadas Científicas que decorreram nos dias 07 e 08 de Agosto de 2018.
O Chefe da Direcção Principal de Preparação de Tropas e Ensino do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, reconheceu a qualidade e actualidade dos trabalhos apresentados, pelos oficiais e cadetes da AMEx e de outros Estabelecimentos de Ensino Superior das Forças Armadas, que incidiram em temas de carácter militar técnico-científico e investigativo.
Aos cadetes que estiveram ligados a este acontecimento académico, sua Excelência General Makenzie, encorajou-os continuar a desenvolver o conhecimento científico, a Arte e a história militar de Angola, o conhecimento profundo das características geográficas, as tradições de luta, valores morais e culturais do povo Angolano.
“Pelos êxitos alcançados com a realização destas jornadas, permite-nos deslumbrar um futuro promissor do processo docente educativo do Sistema do Ensino Militar em vigor nas Forças Armadas”, frisou a alta entidade no discurso de encerramento.
O evento de carácter académico, contou com a presença de Oficiais Generais, Superiores, Capitães, Oficiais Subalternos, cadetes, entidades eclesiásticas, representante do INAAREES, Reitores, professores Doutores e membros de Instituições de Ensino Superior existentes na Província de Benguela e não só.
Bem haja 3as jornadas Cientificas.