info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

Saída de Campanha dos Cadetes da Academia Militar do Exército

Os Cadetes do 1º,2º e 3º anos do Curso de Licenciatura em Ciências e Tecnologia Militares terminam o ano académico 2015 com a realização do Exercício e tiro combativo no Campo Prático do Tola.

Durante o curso, os cadetes são avaliados no final de cada ano lectivo com práticas no terreno, realizando a saída em campanha. Neste ano de 2015, coube o seguinte tema: Acções do batalhão de infantaria motorizada durante o levantamento em alarme de combate, e a ocupação da região para a preparação das acções combativas.

Trata-se de uma actividade interdisciplinar, com maior predominância ao emprego das técnicas de Táctica Geral, onde foi possível observar as acções durante a marcha combativa, a defesa e a ofensiva. 

De realçar que o exercício hora realizado, foi o culminar de várias acções, que decorreram durante o ano lectivo, aspectos teóricos que foram levados à prática. 

Os cadetes partiram da sua área de ubicação permanente (Academia Militar) em coluna motorizada ao Biópio. De lá, percorreram 160 km em marcha apeada, até atingirem a região do Tola passando pelo seguinte itinerário: Biópio, Alto pundo, Passe, Cimba e Tola.  

Nesta fase os cadetes tiveram que estar sujeitos as influências climatológicas, tácticas e psicológicas próximas a situação real de guerra, despojando-se de alguns meios individuais, a favor de meios necessários para o combate e para a sobrevivência em campanha tais como: armas, monições e outros. 

O acto foi dirigido por Sua Excelência Tenente General Francisco Correia Passos, Chefe da Direcção de Defesa Anti-Aérea do Exército, em representação do Comandante do Exército.

No seu discurso, parabenizou os cadetes pelo empenho e dedicação que tiveram durante a realização do exercício. “Estou certo de que a actividade aqui realizada transmite confiança de que estão preparados para actuarem nos escalões de soldados, chefes de secção de acordo com as vossas especializações como configura o programa de formação de futuros comandantes de tropas”.

Tomando a palavra Sua Excelência Tenente General, António de Sousa Queirós, na qualidade de anfitrião; afirmou estar bastante satisfeito com o que os cadetes acabaram de demonstrar, o que representa a forma sábia de como os professores souberam construir conhecimentos durante o ano académico, capazes de atingir os objectivos preconizados. “Estão de parabéns pelo espirito de missão e entrega total ao exercício. O combatente bem preparado não tem medo de enfrentar a guerra pois sabe como se defender e como atacar. Todo aquele que se atrever a atacar a nossa fronteira terá a resposta adequada. Lembrai-vos que a geração de 1975 trouxe a independência para Angola á 40 anos, é necessário preservá-la. Por este motivo estamos a preparar-vos como nova geração para manter inviolável o nosso território”.

Assistiram a este grandioso evento, Oficiais Generais chefes das Direcções de armas e serviços do Comando do Exército, comandantes de escolas militares afeitos a região militar centro, cadetes da força aérea, autoridades civis e tradicionais e familiares.

Academia Militar, vanguarda na formação de oficiais


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 08-12-2015 | Data de Actualização: 08-12-2015