info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

62 anos honrando os nossos Heróis

Sob o lema, “PRESERVANDO OS VALORES DA PÁTRIA, HONREMOS OS
NOSSOS HERÓIS”, comemorou-se o 62° aniversário do início da luta de libertação
nacional contra o regime colonial celebrado à 04 de fevereiro.


Na Academia Militar do Exército, a efeméride foi marcada com a realização de uma jornada de actividades educativas, recreativas e desportivas que tiveram início no passado dia 02 do mês corrente com a realização de uma palestra que teve como presidente e prelector o Sr. Coronel, Ernesto João Kalenga, Comandante Adjunto da Academia Militar para a Educação Patriótica, ladeado pelo senhor Tenente Coronel, Isidro, Comandante do corpo de cadetes. Contou também com a participação de Oficiais à distintos níveis, Sargentos, Praças, Cadetes e trabalhadores civis desta instituição de Ensino Superior Militar.

O Sr. Coronel Kalenga, começou a sua exposição, referindo-se aos antecedentes históricos do 4 de Fevereiro onde destacou algumas razões que fizeram com que o movimento da luta antí-colonial angolana nascesse e que lutassem contra os seus opressores coloniais. Umas das razões que fizeram com que isso acontecesse dizia ele foram: a supressão cultural, religiosa e a sobrecarga laboral a que os “nativos” eram submetidos. Terminou a sua intervensão dizendo: “a liberdade e a unidade nacional são valores que devem ser preservados por todos nós, honrando e preservando os nossos heróis”.

Já no dia 3 de Fevereiro, as festividades tiveram sequência com a realização de um meeting relâmpago na parada de honra desta unidade militar. Durante o mesmo, houve um momento cultural com a apresentação de um Jogral, feito por um soldado afecto ao Batalhão de Comando e Serviços.

Na mesma senda enquadrada na extensão universitária desta instituição de ensino, realizou-se uma competição desportiva (corrida pedestre) onde participaram crianças vindas dos bairros que circundam a AMEx, soldados do BCS e cadetes. As festividades de 4 de fevereiro na Academia Militar encerraram com uma palestra subordinada ao tema, OS ILÍCITOS DOS CRIMES DE VIOLAÇÃO DAS REGRAS DO SERVIÇO DE GUARDA, VIOLAÇÃO DO SERVIÇO INTERNO E SUAS CONSEQUÊNCIAS sob égide da Procuradoria Militar da Região Naval Sul. O prelector da mesma foi o Digníssimo Procurador Adjunto, Capitão de Fragata, Délio Kakinda.

Referir que no mesmo dia a Academia Militar do Exército, recebeu a visita dos “petizes” da creche, Sagrado Coração de Jesus, situada no Bairro da Luz.

Com honra, lealidade e coragem, a AMEx, preserva a honra dos nossos heróis tombados.


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 13-02-2023 | Data de Actualização: 13-02-2023