info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

Abertura Oficial do Ano Académico de 2022-2023 na AMEx

No dia 30 de Setembro, realizou-se o acto que marcou a abertura solene do Ano Académico de 2022/2023, na AMEx.

A cerimónia em parada, foi presidida por sua Excelência Tenente General – José Alberto Veiga, Cmdte da AMEx, ladeado por por sua excelência brigadeiro Jacinto Dumbo Graciano, segundo Comandante, pelos Coroneis – Ernesto João Calenga, Cmdte Adjunto para Educação Patriótica e Jacob´s Shandley Viongo, Director de Ensino e pelos assessores Cubano e Português. O acto foi presenciado pelos Oficiais Superiores, capitães e Subalternos, Sargentos, Praças, Cadetes e trabalhadores Civis.

Após o início da cerimónia, coube ao Director de Ensino apresentar aquele que será o ano académico 2022/2023. Ao tomar a palavra fez uma viagem ao ano académico anterior dizendo que o mesmo foi norteado de insuficiências de base material de material de estudo tanto Maior como Menor assim como outras dificuldades relacionadas com o processo docente educativo sobretudo os que surgiram por causa da pandemia da COVID-19 que assolou o mundo.
Aos dirigentes, docentes e órgão de comando pediu mais proactividade e que concentrem os principais esforços no trabalho metodológico e na superação profissional. Aos cadetes impeliu-os a definirem bem os objectivos da presença deles aqui e que cada um construa e assimile conhecimentos, habilidades e valores. E a todos aqueles que « andam de moletas» exortou-os a largarem-nas e que procurem a andar com os próprios pés  para melhor resistirem, persistirem, e fazerem do «não desistir» um lema.

O Comandante da AMEx na sua intervenção, começou por lembrar aos presentes que aquele que tem sido o percurso do país desde as últimas eleições acontecidas no passado dia 24 de agosto dizendo que já existe um novo governo nova Assembleia Nacional e pela ordem de proporcionalidade, aguardam-se alterações na composição dos membros do Tribunal Constitucional e na Comissão Nacional Eleitoral, o que fará com que se desenhe um novo rumo no que diz respeito à matéria da democracia na vida do país. Continuou apontando que estes senários de mudanças também se poderão verificar nas FAA não estando elas alheias a esse processo histórico, enquanto fenómeno social, seja pelas mudanças físicas de alguns dos seus membros nos diversos cargos que actualmente ocupam, seja pela própria dinâmica de uma mudança.

Falando do acto solene que que acompanhávamos dizia que para além de traduzir somente o momento para o arranque da actividade lectiva, significava também momento de reflectirmos no “quem somos, aonde vamos e a quem servimos” pois, os militares têm um grande papel a desempenhar nesse processo, quanto a reedificação e rejuvenescimento das FAA e da consolidação paulatina da Democracia.

Á todos e em especial aos cadetes afirmou que se precisa de militares esclarecidos e de cadetes que sabem sonhar. Não basta obter conquistas e títulos académicos e olhar o país com olhos de um abutre, virados apenas para debicar o seu pedaço, como profetizava o nosso poeta maior, Dr. António Agostinho Neto. Alertou que é preciso sim, homens e mulheres, sobretudo os nossos cadetes, que amem em verdade, a sua Pátria e revistam-se de patriotismo.

Este ano mostra-se de todo especial porque depois de um interregno de dois anos sem cadetes a frequentarem o primeiro ano de Licenciatura em Ciências e Tecnologias Militares, eis que os teremos novamente a preencher o espaço para eles reservados. Sobre este assunto o Comandante da AMEx justificou a razão pela qual eles não estiveram presentes durante o acto solene de abertura do ano académico apontando razões de ordem objectivas, e pelos mesmos encontrarem-se na fase de exames, como pré-requisitos para ser considerado pré-cadetes, antes apto para a Instrução Básica Militar na Unidade de Apoio à Instrução na Tola. Todavia, realçou que esforços estão sendo empreendidos, seja ao nível do Comando da Academia, como pelo Comando do Exército, no sentido de se evitar situações de género nos próximos tempos.

Aos docentes da AMEx e perifraseando William Arthur Ward disse: “o professor medíocre descreve; o bom professor explica; o professor superior demonstra e o grande professor inspira”.

Continuando, lembrou aos professores que eles são o sentido certo da razão e dos fundamentos teóricos e pragmáticos da academia militar e nunca pelas simples intenções e palavras. Por isso, além de exigir apenas pediu aos professores que se envolvam profundamente no processo.

Ao terminar a sua abordagem lembrou aos militares e cadetes que «este espaço geográfico onde nos encontramos, conserva uma história pejada de inúmeros marcos que se traduziram em virtudes militares, nomeadamente: a coragem, a lealdade, a honra, a camaradagem, o espírito de servir e o amor à Pátria, tal como parte incontornável dos nossos ancestrais da nossa história recente. Pelo que, pedimos-vos que, com a vossa conduta e empenho, luteis para que estes valores continuem a ser os valores de orientação da vossa vivência e de orgulho do nosso povo, seja como Soldados da Pátria, como futuros servidores da nossa sociedade. Só assim conseguiremos prestar um verdadeiro contributo à Nação».

Com estas palavra declarou aberto oficialmente o ano académico de 2022/2023. 
ACADEMIA MILITAR DO EXÉRCITO  
HONRA, LEALDADE E CORAGEM


Categoria: Notícia | Data de Publicação: 05-10-2022 | Data de Actualização: 05-10-2022