No passado dia 9 do mês em curso, comemorou-se o 30º (Trigésimo) aniversário da institucionalização das Forças Armadas Angolanas (FAA), Sob o Lema “Forças Armadas Angolanas, 30 anos de luta e de victórias, na defesa de integridade territorial”.
O acto foi presidido por sua Excelência Tenente General – José Alberto Veiga, Cmdte da AMEx, ladeado por Coroneis – Moisés dos Santos Piruca, Cmdte Adjunto para Educação Patriótica, Jacob´s Shandley Viongo, Director de Ensino, Assessores Cubano e Português.
Na sua intervenção, o Comandante da AMEx, fez uma retrospectiva histórica, sobre a origem das Forças Armadas Angolanas, e apontou que o benefício mais óbvio para um país, ao constituir as suas forças armadas, é a garantia da defesa da inviolabilidade do seu território, actuando como factor de persuasão contra eventuais ameaças externas.
Ao concluir salientou que as FAA são constituídas por uma população eminentemente jovem. Por isso também têm responsabilidades acrescidas no processo de ensino, formação e instrução contínua dos cidadãos chamados a servir a instituição militar e a sociedade no seu todo.
Durante o acto Sua Excia Cmdte da AMEx, fez a entrega de Louvor ao senhor Coronel Reformado – José Ferreira Banqueiro, por ter ministrado uma palestra subordinada ao tema: “Forças Armadas Angolanas e sua evolução histórica” no passado dia 07, na sala de conferencias local. Ao efetua-lo o Cmdte agradeceu pala disponibilidade do Coronel, pela sua contribuição na transmissão dos conhecimentos adquiridos durante o seu percurso militar. E pediu ao Coronel reformado que não se feche sempre quer for solicitado, porque as portas da AMEx estão sempre abertas para recebe-lo.
Testemunharam este acto oficiais a distintos níveis, Sargentos, Praças, cadetes e trabalhadores Civis desta Instituição de Ensino Superior Público Militar.
ACADEMIA MILITAR DO EXÉRCITO
HONRA, LEALDADE E CORAGEM