Realizou-se no dia 12 de Dezembro/2014, a prova de Formação Básica Militar (Recruta), decorrida no Campo Prático de Manobras do Tola, sito no Município do Bocoio Província de Benguela.
Nesta fase, os Recrutas (futuros Oficiais Docentes da AMEx), tiveram 45 dias de aulas teóricas e práticas de: Técnica Individual de Combate, Topografia e Orientação no terreno, Engenharia e Sapadores, Telecomunicações, Armamento, Tiro, Defesa Química, Reconhecimento, Preparação Física, Ordem Unida e Regulamentos de Continências e Honras, Sinais de Respeito e Cerimónial Militar, Justiça e Lesgilação Militar com intuito de dotá-lo de competência para actuar como militares quer seja em tempo de Paz ou em tempo de guerra.
A prova, foi realizada individualmente, e cada recruta mostrou coragem e bravura na apresentação dos conhecimentos construídos ao longo desta fase.
O Tenente Coronel Cesar Fernando F. Amaro, Chefe do Departamento de Exercícios e Treinos, em representação de Sua Excelência Ten.General Queirós o Comandante da AMEx, enalteceu o grande desempenho que os recrutas apresentaram durante a prova, afirmando que esta fase culminará com o Juramento à Bandeira da República de Angola. Com o Juramento comprometer-se-ão a defender a Pátria Angolana mesmo tendo de sacrificar a própria vida.
Em seguida o Tenente Coronel, afirmou que a 2ª fase (formação de Oficiais), terá início na primeira quizena de Janeiro de 2015, onde os futuros professores serão dotados de conhecimentos referentes a Pedagogia Militar, técnicas e metodologias do ensino militar, Táctica Geral, e de outras armas.
No final da Prova os Recrutas deram o grito de bravura mostrando aos convidados que estão prontos para actuar como soldados das FAA, em qualquer parte do País, em particular na AMEx, onde cada docente dará o seu contributo na construção de conhecimento científicos, aos cadetes futuros Comandantes de tropas no Exercito Angolano.