info@academiamilitar.ao | Facebook Youtube

O que é uma Licenciatura em Ciências Militares!

Academia Militar do Exército (AMEx) outorga diplomas aos seus primeiros licenciados em ciências militares e patenteia os laureados ao grau de oficial subalterno do quadro permanente das forças armadas angolanas em cerimónias a realizar na sua sede provisória no Lobito nos dias 16 e 17 de Dezembro de 2017.

Trata-se de um acontecimento que confere às Forças Armadas Angolanas uma particularidade acrescida pelo facto de engrandecer o ramo do exército com os primeiros licenciados em ciências militares formados em território nacional.

As ciências militares foram sempre objecto de estudos tendentes a encontrar o seu posicionamento ao lado de outras ciências. Há unanimidade em defini-las como ciência que visa o alcance de objectivos militares através de métodos e técnicas específicas, da mesma forma que existe métodos e técnicas que caracterizam as ciências exactas, sociais ou tecnológicas.

O desenvolvimento das ciências militares ao longo dos anos deve-se a sua interacção com outras áreas da ciência num processo recíproco onde esta recebe e fornece subsídios. A título de exemplo, um tanque de guerra, caracterizado pelo seu poderio de fogo, revestimento blindado, mobilidade, sistema de comunicação, informação e sensores, é resultado de uma junção de saberes: o poderio de fogo do tanque advém de estudos da balística interna e externa onde, a primeira, balística interna, obtém subsídios da química e da física enquanto a segunda, balística externa, os obtém da aerodinâmica e da mecânica aeroespacial. Quanto ao revestimento blindado, este nada mais é senão o resultado da amálgama do metal com o impacto angular, componentes estudados em ciências dos materiais e em ciências básicas. A mobilidade advém de estudos da indústria automóvel enquanto a comunicação, informação e sensores advém das ciências tecnológicas. Em contrapartida, as ciências militares deram o seu grande contributo às outras ciências exteriorizando a noção de liderança, estratégia, criptologia, ergonomia e controle de qualidade.

O licenciado em ciências militares formado na AMEx, é um especialista dotado de habilidades para transformar as indicações dos superiores hierárquicos em acções concretas visando o alcance de objectivos militares. Este leva para as diferentes especialidades do exército saberes adquiridos num percurso académico de cinco anos caracterizados por uma preparação que vai da formação militar geral ao domínio de uma das treze especialidades do ramo do exército, passando por cadeiras complementares dos ramos das ciências tecnológicas, ciências exactas e da terra, ciências sociais e humanas, para além de um minucioso acompanhamento e avaliação comportamental.

A licenciatura em ciências militares reveste-se de grande importância para uma instituição de ensino superior militar por exteriorizar o quanto dirigentes, professores e colaboradores tenham cumprido a missão de educar e ensinar. A AMEx regozija-se pelo resultado alcançado, e orgulha-se com a entrega destes primeiros licenciados às distintas especialidades do exército seguro de que estes vão acrescer a eficiência, a efectividade e a simplicidade que caracterizam os oficiais das FAA na abordagem de conceitos e métodos usados em operações militares tanto em tempo de paz como de guerra. 


Categoria: Informação | Data de Publicação: 29-11-2017 | Data de Actualização: 29-11-2017